UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-UFG /UAB
FACULDADE DE ARTES VISUAIS-FAV
POLÓ: Alto Paraíso de Goiás
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado III
ACADÊMICO (A): Poliana Pereira Garcez
Professor (a) FORMADOR (A): Dr. Leda Maria De Barros Guimarães /Dr. Ronaldo Alexandre de Oliveira
TUTORA A DISTÂNCIA: Célia
Tema: Projeto de Autoconhecimento – Construindo Minha identidade na arte
* INSTITUIÇÃO: Meu Bairro-Rua Balbino Paulino
*Delimitação da porta de entrada: Minha porta de entrada foi os exercícios realizados por Dona Lia e Sr. Salvador Itó.
Objetivos → Levar os alunos a um processo de autoconhecimento, utilizando atividades que oportunizem para o aluno a tomada de consciência de seu próprio sentindo, as emoções, interações, limites, etc. de forma a favorecer construção identidade do aluno.
* Objetivos específicos
* Trabalhar o corpo da criança com princípios de equilíbrio, lateralidade, psicomotricidade, coordenação motora fina, consciência do corpo e da mente;
* Levar o aluno a partir do seu autoconhecimento como individuo a perceber sua interação com o universo em sua volta;
* Desenvolver atividades em que os aspectos coletivos sejam valorizados e oportunizem aos alunos a analises de situações variadas;
* Resgatar a memória cultural e étnica, valorizando sua origem, a história do local onde vive seu povo e suas tradições.
* Desenvolver com os/nos alunos valores como respeito, cooperação e solidariedade.
* Conteúdo
* O conteúdo a ser trabalhado neste projeto será a dança, justificando-se a escolha por ser a dança a mais antiga das artes, é uma forma simbólica do sentimento humano, os movimentos executados pelo corpo não necessitam de instrumentos ou ferramentas para a sua expressão. (Langer 1980) enquanto que sua Prática pedagógica promove e produz conhecimento da cultura corporal para fins educativos contribui com o desenvolvimento humano no aspecto motor; perceptivo cognitivo e sócio afetivo; artístico. Inclusive os PCNs, asseguram um lugar para a dança no Bairro.
* Objetivos da dança
1. Solicitar o desenvolvimento e a sustentação de capacidades mentais, como agilidade, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força, resistência, e ritmo;
2. Promover o desenvolvimento positivo do aspecto sócio-afetivo do ser humano, despertando potencialidades como cooperação, solidariedade, liderança, compreensão e laços de amizade;
3. Estimular o desenvolvimento do aspecto cognitivo das pessoas por meio de estímulos, ao raciocínio, à atenção, a criatividade, ao senso estético, à percepção;
4. Desenvolver a consciência corporal;
5. Promover o desenvolvimento da educação rítmica;
6. Estimular a auto- expressão;
7. Proporcionar a relação interpessoal de maneira positiva;
8. Experimentar e observar diferentes percepções e sensações em relação a si, aos outros e ao mundo.
* Principais conteúdos a serem trabalhados com os alunos:
*Conhecer dança - Compreende conceitos atitudes e procedimentos, são os conhecimentos específicos. O conhecimento da história da dança, técnicas e estilos, possibilita aos alunos fazer as relações das diferentes épocas, estilos, e locais onde surgiram, estabelecendo relações com dimensões sociais e culturais da dança.
*Metodologia
* Introdução a história da dança, como instrumentos motivadores e de acordo com a faixa etária da clientela que se deseja atingir, está será trabalhada através de histórias, vídeos e /ou slides, pois este conhecimento é totalmente ilustrativo, apenas como uma introdução a prática da dança.
* Atividades lúdicas e praticas recreativas com dança com o objetivo de introduzir a dança no ambiente dos alunos evitando assim as inibições iniciais: brincadeiras de roda, estátua, dança das cadeiras, expressões corporais, etc.
v RECURSOS
ü DVD, cd players, CDs e DVDs de danças folclóricas, livros para pesquisa, computadores, fitas, arcos, lenços, flores, argolas, arcos, bolas, papel, tinta, caneta, gizes, papéis coloridos, tesoura, cola , câmara fotográfica.
ü O conteúdo a ser trabalhado neste projeto é a dança, modalidade que envolve uma gama variada de materiais, de acordo com a forma como será trabalhado o conteúdo essa lista poderá ainda se tornar mais extensa.
ü O processo avaliativo existirá desde o momento em que o tema do projeto for introduzido e ocorrerá de duas formas.
Será desenvolvido em duais etapas, no total de 6 horas, com a participação de nove crianças com idades entre cinco à11 anos. O horário a ser trabalhado será de acordo com a disponibilidade de cada criança envolvida. Sendo assim, será marcado após cada encontro.
1ª Etapa
25 de outubro de 2010
15h00min às 17h00min as
Fui ao encontro para conversar com as crianças envolvidas e explicar e pedir autorização para os pais de cada criança o que será desenvolvido.
2ª Etapa
06 de novembro de 2010
14h00min às 18 h
O ultimo dia será o resultado final consegui desenvolver o movimento com as crianças os valores como respeito, colaboração e solidariedade e muita diversão. Introduzir a dança no ambiente dos alunos evitando assim as inibições iniciais, brincadeiras de roda, estátua, dança das cadeiras, expressões corporais, etc.
v Referencias:
ü Licenciatura em Artes Visuais: Módulo 7, Capítulo 3. Universidade Federal do Goiás. Faculdade de Artes Visuais; Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) – Goiânia: FUNAPE, CIAR/UFG, 2010
ü Silva, Junior Vagner Pereira da Educação Física e conteúdos trabalhados nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Motriz, Rio Claro,v.15n.3p.592-599,jul./set.2009,In: http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/motriz/article/viewFile/2945/2476 .Acesso em: 02 de jun de 2010
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